terça-feira, 5 de julho de 2005

Rio: Bares e Restaurantes à Beira-mar

RIO VAI TER BARES E RESTAURANTES À BEIRA-MAR NO LUGAR DOS QUIOSQUES

Prefeitura espera que obras terminem até os Jogos Pan-Americanos

Os 309 quiosques da orla do Rio entre o Leme e o Recreio dos Bandeirantes serão transformados em restaurantes e bares à beira-mar. A mudança começa no fim deste mês com a inauguração, na Avenida Atlântica, em frente ao Hotel Copacabana Palace, dos quatro novos quiosques. A previsão da prefeitura é que as obras terminem até os Jogos Pan-Americanos de 2007.

- Os quiosques atuais vendem apenas salgados já prontos e bebidas, exatamente a mesma coisa que os barraqueiros e ambulantes oferecem na areia - explicou João Marcelo Barreto, vice-presidente da Orla Rio Associados, empresa que ganhou a concessão da prefeitura para explorar o negócio.

O preparo de alimentos será possível porque os novos quiosques terão cozinhas subterrâneas. No subsolo, também estão sendo construídos banheiros para o público. No caso dos quiosques, já em fase de acabamento, o usuário também contará com TV por assinatura e serviços de internet em banda larga. Nos quiosques em fase final de obras funcionarão restaurantes de comida italiana, um bar temático e uma cafeteria.

Próxima etapa será a troca em Ipanema

Como a coluna Gente Boa antecipou, a prefeitura autorizou ontem a abertura de novas frentes de obras para a substituição das antigas estruturas. Nesta fase, serão substituídos 32 quiosques de Copacabana e Leme - 50% dos existentes nas praias. Após o fim das obras em Copacabana, começam a ser trocados os quiosques de Ipanema.

- Esperamos concluir a substituição dos quiosques de Copacabana até o réveillon - disse o secretário municipal de Governo, João Pedro de Andrade Figueira.

A licitação para a reforma dos quiosques ocorreu em 1999, mas a obra demorou a sair devido a ações judiciais que embargaram o projeto. Para liberar a obra, a prefeitura exigiu que fossem feitas revisões no projeto original, que previa a construção de deques que avançavam pela areia.

Nenhum comentário: